A Unidade de Pronto Atendimento - UPA Santo Inácio/Pirajá completou nesta sexta-feira (07), um ano de assistência prestada no setor de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde de Salvador. Nesse período, o dispositivo realizou mais de 500 mil atendimentos adultos e pediátricos em uma das comunidades mais populosas da capital baiana.

Desde a inauguração a UPA 24 horas é administrada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A unidade é uma das maiores do perfil construída em todo o município, com capacidade para atender cerca de 20 mil pessoas por mês. A unidade conta com modernas instalações, equipes consistidas e equipamentos necessários para garantir ao beneficiário SUS um atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade, principais características das gestões IGH.

Em abril desse ano, a unidade sediou a 1ª Feira de Saúde e Cidadania IGH, evento que comemorou os sete anos de atuação da Organização Social com oferta de mais de 2 mil atendimentos entre exames e consultas médicas, orientação nutricional, além orientações jurídicas e workshops totalmente gratuitas.

"É uma unidade que detém grande empatia com a comunidade e desde o início do funcionamento tem implantado o modelo assistencial resoluto e humanizado preconizados pelo IGH. Apesar de encontrar-se numa região da cidade onde há uma grande procura pelo serviço, contamos com todos os fluxos desenhados, otimizando muito o trabalho, dando a atenção necessária que a população merece", esclareceu o superintendente do IGH, Paulo Bittencourt.

Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do posto de saúde no bairro da Mata Escura, o prefeito de Salvador, ACM Neto, comemorou o aniversário de um ano da UPA e reiterou a importância da implantação do equipamento para garantir a assistência numa importante região da cidade. "Essa é uma região que tem sido uma das mais privilegiadas pela gestão. Ampliamos significantemente o setor de atenção básica com a construção de novas unidades e, além disso, comemoramos hoje um ano de funcionamento da UPA Pirajá que também assiste essa comunidade com atendimento de qualidade", afirmou.


Estrutura - A UPA Pirajá/Santo Inácio está integrada à rede de serviços de saúde no Distrito Sanitário Cabula/Beirú e funciona 24 horas por dia, atendendo tanto a demanda aberta quanto pacientes encaminhados pelo Samu 192. Os serviços oferecidos são de urgência e emergência e contam com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por profissionais das áreas de medicina clínica, pediátrica e ortopédica; odontologia; enfermagem; serviço social; nutrição, farmácia e apoio diagnóstico.


A UPA possui aproximadamente um total de 1.424m.² com seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco – adulto e pediátrico, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. Além disso, conta com uma recepção, salas de espera, áreas administrativas, além de salas para infraestrutura tais como copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado.


Por se tratar de UPA tipo III, a unidade possui 25 leitos, distribuídos em quatro leitos de reanimação, 12 leitos de observação sendo seis femininos e seis masculinos, seis leitos de observação pediátricos e três leitos de isolamento. Conta ainda com duas salas de inaloterapia adulto e pediátrico, duas salas de administração de medicamentos adulto e pediátrico, além de salas de RX, ECG, de pequenos procedimentos, serviço social, farmácia satélite e laboratório.