A importância do descarte e da segregação correta dos resíduos foi o foco de um treinamento para colaboradores das áreas administrativas e assistenciais realizado na UPA Zona Norte, de Caxias do Sul. A ação foi ministrada pelos educadores ambientais da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), empresa responsável pela coleta de lixo da cidade, e ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro.

No início das atividades, a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Geórgia Biondo, enfatizou a importância da separação correta dos resíduos para a unidade e também para o nosso dia a dia. “Estes treinamentos não servem apenas para aprimorarmos as rotinas de trabalho, mas para que possamos levar conhecimento para as nossas famílias e, assim, contribuir com a cidade”, reforçou.

Na ação, foram abordados os seguintes pontos: resíduos sólidos e resíduos orgânicos, a segregação desses resíduos e a logística de coleta de lixo. Tópicos como o funcionamento do aterro sanitário e das associações de recicladores da cidade também foram apresentados.

Nos próximos meses, novos treinamentos sobre segregação de resíduos serão realizados, a fim de abranger toda a equipe de colaboradores.