Na última terça-feira (12 de dezembro), o Hospital Materno Infantil (HMI) realizou o segundo dia de programações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da unidade, durante a manhã e a tarde. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital, a Sipat segue até a próxima sexta-feira (15 de dezembro) com palestras, dinâmicas e distribuição de brindes. 

 

A fim de discutir temas relacionados ao bem estar do trabalhador, a unidade recebeu a enfermeira do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Nara Borges, para reforçar, entre os presentes, sobre os cuidados essenciais com a saúde do homem, chamando atenção para o câncer de próstata. Segundo Nara, a doença é a segunda mais comum nas estatísticas de ocorrência de câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. “A cada seis homens, um terá câncer de próstata, mas, se descoberto na fase inicial, há 80% de cura”, declarou. A enfermeira também afirmou que o exame mais eficaz para a biópsia da próstata é o toque retal, que deve ser realizado anualmente após os 40 anos de idade. 

Em seguida, o engenheiro ambiental Mádson Pingarilho ministrou a palestra “Trabalhando pelo Meio Ambiente com a Coleta Seletiva”. Segundo o engenheiro, uma pessoa produz 1 quilograma de lixo por dia e o melhor caminho para contribuir com o meio ambiente é a reciclagem. “Reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar e, agora, repensar, esses são os 5Rs da sustentabilidade. A coleta seletiva deve ser uma rotina, um hábito entre nós em casa ou no trabalho”, afirmou Mádson. Quem esteve presente nas palestras também participou de um sorteio de brindes ao final de cada palestra. Durante toda a quarta-feira (13 de dezembro), os colaboradores contaram com serviço de maquiagem e um bazar de itens variados.