As equipes de assistência médica e de enfermagem da UPA Zona Norte passaram por treinamento sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP) nesta semana. As atividades foram ministradas pela médica diretora do Centro Especializado em Saúde, Nicole Golin, e pela Coordenadora do Serviço Municipal de Infectologia, Grasiela Gabriel.

 

O treinamento foi realizado em duas oportunidades, na terça-feira, 12 de dezembro, e na sexta-feira, 15 de dezembro, quando as equipes foram capacitadas para atender casos de acidentes de trabalho com material biológico e profilaxia pós-exposição de risco à infecção por HIV, por hepatite B ou por hepatite C em casos de relação sexual desprotegida, ocasiões em que a pessoa deve procurar atendimento em até 72h após o contato com o agente infeccioso.

Segundo a enfermeira coordenadora do Serviço de Infecção Hospitalar (SCIH) da UPA Zona Norte, Georgia Biondo, todo o paciente exposto a material biológico ou que relata relações sexuais desprotegidas que procurar a unidade passará por testes rápidos de sorologia para confirmar a possível infecção. “Na unidade já se encontram disponíveis os testes de HIV 1 e 2, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C”, afirma.

Nos treinamentos, foram abordados tópicos como: o acolhimento do paciente, a realização de testes rápidos, o encaminhamento para o médico da unidade, as medicações a serem prescritas pelo médico e também o protocolo para encaminhar o paciente para o setor de Infectologia da Secretaria.