Cerca de 700 moradores de Porto Seguro e região foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata que aconteceu no Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, resultado da parceria entre Governo do Estado, Voluntárias Sociais da Bahia e Prefeitura Municipal.

O mutirão dá continuidade aos atendimentos realizados mês passado na Feira Cidadã, que registrou mais de 3 mil consultas oftalmológicas. “ Nosso objetivo é diminuir a demanda reprimida que existe no município e dar uma melhor qualidade de vida aos idosos que sofrem da doença. Após a cirurgia eles já saem daqui enxergando”, pontuou Jane Araújo, coordenadora de execução das ações estratégias itinerantes da Bahia.

Mais de 50 profissionais estiveram envolvidos no projeto e o Hospital foi estruturado para receber o mutirão sem deixar de atender outras demandas. “Nós adaptamos os serviços da Unidade para dar prioridade a esses procedimentos, pois entendemos a importância dessa ação e por isso o IGH, enquanto gestor do HRDLEM, presta esse apoio irrestrito à essa brilhante iniciativa do Governo do Estado. Parabéns a toda equipe pela eficiência e qualidade técnica dos procedimentos”, ressaltou o diretor técnico do hospital, Rodrigo Carvalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema, por isso, já operada, dona Mara Lucia não escondeu a alegria.” Não doeu nada, foram só 10 minutinhos e em poucos dias estarei com a visão do olho esquerdo totalmente recuperada. Nunca fui tão bem atendida, as esquipes estão de parabéns e eu volto pra casa muito feliz”, afirmou a aposentada.