Com o intuito de reiterar o compromisso com o desenvolvimento da saúde pública no Brasil, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) realiza no próximo dia 27 de janeiro, na sede administrativa da entidade, em Salvador, a solenidade de inauguração do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação.

 

O CPTI Roberto Santos, assim denominado em homenagem ao médico, pesquisador e ex-governador da Bahia, nasce com o objetivo de auxiliar e fomentar a produção de soluções tecnológicas e novos processos, viabilizando a convergência de propostas inovadoras, além de atuar como facilitador na incorporação desses serviços e produtos.

Sob a coordenação do Professor Doutor José Cláudio Rocha, o centro envolverá uma equipe de colaboradores de diversas áreas, criando assim, uma ampla rede para difusão e desenvolvimento do conhecimento. Para que estes objetivos sejam atingidos, o CPTI disponibilizará ferramentas, bem como, prestará assessoria técnica para os profissionais do IGH, com o intuito de reunir recursos e pessoas para a geração de novos produtos, processos e negócios na área da saúde.

Homenagem - Formado em medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com especializações nas faculdades de Cornell, Michigan e Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Grã-Betanha, Roberto Santos foi reitor da UFBA, governador da Bahia e ministro da Saúde, entre outras funções proeminentes que exerceu. Na área de pesquisa, o notável presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), período onde pôde mergulhar na produção do conhecimento científico e tecnológico que renderam importantes frutos para o país. Em 2010, Roberto Santos criou ainda a Academia de Ciências na Bahia, entidade de direito privado sem fins lucrativos, que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem estar social, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do estado da Bahia.