Com o intuito de orientar os colaboradores do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), o Hospital Materno Infantil (HMI) e Maternidade Nossa Senhora de Loudes (MNSL) no uso de ferramentas voltadas para a área de pesquisas em saúde, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), apresenta nessa quinta-feira (07 de abril), o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (CPTI). Às 9h, os colaboradores do HMI e da MNSL receberão o coordenador do CPTI, José Cláudio Rocha, no auditório do hospital para conhecerem um pouco mais sobre a inciativa e, às 14h, será a vez dos profissionais do Huapa receberem a instrução.

 

De acordo com José Cláudio, o CPTI tem como objetivo desenvolver pesquisa aplicada, pesquisa e desenvolvimento e inovação no campo da saúde com foco na excelência, no desenvolvimento humano integral e no enfrentamento aos grandes desafios nacionais. “Ele é um órgão de articulação e convergência da rede de pesquisa existente no IGH. Temos uma coordenação em Salvador e estamos vinculando pesquisadores interessados em participar dos projetos de pesquisa”, explica. As palestras nos hospitais de Goiás onde a OS atua objetiva apresentar e convidar os colaboradores a participarem de pesquisas em saúde.

“Queremos incentivar as pessoas a pensar nisso. Vamos estimular todas elas através de cursos de capacitação e divulgação de oportunidades na área”, destaca o coordenador. A primeira linha de pesquisa do CPTI é sobre as arboviroses no Brasil, com o tema “Estratégias de Prevenção e Diagnóstico das Arboviroses no Brasil (zika, chikungunya e dengue)”. Segundo José Cláudio, foi criado um Observatório sobre as Arboviroses, que terá o papel de fazer a gestão do conhecimento, produção de inteligência coletiva e capacitação nesse tema.

Sobre - O CPTI foi inaugurado em setembro de 2015, em Salvador (BA) como uma ação inovadora do IGH dentro do novo marco legal para a Ciência, Tecnologia e Inovação, instituído pela Emenda Constitucional nº 85 e Lei 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Desde então, foi instituído o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação alinhado ao Plano Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil (PNPG), que institui uma série de medidas para redução das assimetrias no Brasil em relação à informação e ao conhecimento. O CPTI ainda é voltado para a responsabilidade social do IGH ao promover pesquisas que objetivam melhorar a condição humana.